Literalmente traduzido como “Palma dos 8 Trigramas”, O Bagua Zhang se baseia no livro das mutações, o I Ching. A sua prática e aplicação são baseadas nos princípios e teorias do I Ching, Teoria de Yin Yang, e Teoria dos Cinco Elementos.
Caracteriza-se pela sua utilização de movimentos em espiral e pés extremamente evasivos gerando grande energia interna. É uma das escolas mais populares da China.
O Bagua Zhang está baseado na velha filosofia chinesa de oito combinações de três linhas inteiras e três linhas interrompidas usadas na adivinhação. Enquanto treina o praticante move-se de acordo com os oito trigramas.
Durante a prática dessas rotinas, os praticantes se movimentam sem direção por toda a volta como um dragão se move por entre as nuvens. Ao se mover é como o vagar do dragão; ao se agachar é como o sentar do tigre; ao olhar a volta é como o macaco que observa; quando vagando é como uma águia circundando.
Os alunos aprendem primeiro a flexibilidade e alinhamento corporal adequado, em seguida, passa-se para formas mais complexas e mecânica de energia interna. O aluno é treinado para ser adaptável e mover-se com graça, velocidade e potência.
Baguazhang contém uma variedade de diferentes técnicas de aplicação, utilizando a palma da mão, os dedos, cotovelos, chutes, bloqueio de articulações, etc. Emprega-se também o uso de armas: As quais têm seu foco no Facão (Dao 刀), porém também se utiliza bastão, rabo-de-peixe (Yuānyāng yuè 鸳鸯钺), etc.
Benefícios para a saúde ao praticar BaguaZhang
O “caminhar em círculo” do Bagua pode ajudar com o fortalecimento das pernas, bem como promover uma melhor mobilidade das articulações, flexibilidade e circulação na parte inferior do corpo além de estabelecer um maior sentido de equilíbrio nesta parte. O fato de este estilo basear-se no constante movimento para a prática correta faz com que também se envolva os pulmões para a respiração mais profunda, o que pode ser muito benéfico para fortalecê-los, bem como o exercício aeróbico para quem quer perder peso.
O Bagua
Ba Gua (八卦) é a representação de um conceito filosófico fundamental da antiga China, sua tradução literal significa oito trigramas ou oito mutações. Pode ser representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado. Os trigramas podem ser dispostos segundo diferentes arranjos, assumindo diferentes significados, os mais importantes são a disposição do Céu Primordial e a disposição do Céu Posterior.
Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang). O Ba Gua é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.
Com relação ao surgimento do Bagua existem variadas lendas, a mais conhecida é a do imperador Fu Hsi que diz-se ao passear pelas margens do Rio Amarelo, em meados de 3.000 a.c, ele teria visualizado os oito trigramas no casco de uma tartaruga. Fu Hsi teria percebido neles uma chave para explicar todas as coisas e os deixou como legado para os seus sucessores, que trataram de dar continuidade aos estudos sobre os trigramas elaborando o I Ching.
Além do I Ching outros aspectos da cultura tradicional chinesa foram estruturados a partir dos princípios revelados pelo Bagua, como a a arte marcial chinesa Bagua Zhang, e o Feng Shui.