A Jian, também conhecida como Espada Tai Chi, é uma espada reta de dois gumes que tem existido em muitas iterações e estilos há milhares de anos na China. A forja de espadas de ferro começou durante a dinastia Han e, eventualmente, em algum momento durante o período dos Três Reinos a espada começou a ser forjada a partir de aço. A Jian fez parte do armamento nas batalhas de cada soldado até meados da Dinastia Jin, quando o Sabre ou Dao tornou-se mais popular. Uma das razões para o aumento do uso do sabre foi devido à dificuldade de utilizar a Jian, uma vez que esta é mais difícil de controlar do que uma espada com lâmina única.
A espada chinesa de lâmina dupla tem sido rotulada como “arma de cavalheiros” devido ao estudo necessário para aprender adequadamente o seu uso, o qual geralmente era atribuído as classes mais educadas que por sua vez estavam mais envolvidas na esgrima como forma de procurar o guerreiro interior e se conectar com as lições da espada.
Composição da Jian
A guarda protege a mão, geralmente é em forma de asa curta apontando para a frente ou para trás a partir do punho, dependendo da época e da região de fabricação. O punho localizado acima da guarda oferece espaço suficiente para o domínio de ambas as mãos ou uma mão mais dois ou três dedos do outro lado. Este é geralmente feito de madeira ou envolvido com cordão. As espadas de alta qualidade costumam usar uma madeira de alto padrão empregadas para a construção de móveis finos.
Na extremidade do punho encontra-se o pomo que é tipicamente ponderado para o equilíbrio, bem como evitar que a espada deslize através da mão, serve ainda e para golpear ou prender um adversário. As reproduções históricas mais precisas utilizam um pomo que é ansiado sobre a espiga da lâmina segurando-os juntos como uma unidade sólida. No entanto a Jian, pelo menos no último século, utiliza-se uma espiga de rosca sobre a qual o pomo ou pomo-porca é aparafusado.
A lâmina é dividida em três seções de diferentes comprimentos para fins ofensivos e defensivos. O Jianfeng (ponta) são os primeiros 3 a 4 centímetros de lâmina que é usada para perfurar, e rápidos cortes de percussão. O Zhongren (seção do meio da lâmina) é usado para uma variedade de ações ofensivas e defensivas, tais como, cortes de clivagem e desvios. O Jiangen (última seção da lâmina) é a parte mais próxima da guarda e é utilizado para ações defensivas.
A Espada Ideal
O peso é um fator importante na escolha da espada. Se ela for muito pesada isso afetará a suavidade de sua forma, se for muito leve não vai lhe dar a sensação ou o desenvolvimento de habilidade que você procura. Outro fator é o tamanho, a ponta da espada não deve passar de sua orelha quando segurada ao lado do corpo. Deve-se ainda considerar o equilíbrio entre a lâmina e o cabo, se os dois estiverem desbalanceados os movimentos não fluirão da forma devida. Por último deve-se atentar ao material, originalmente feita em bronze, passou a ser forjada em aço uma vez que a tecnologia com o metal avançou. Hoje é uma mescla entre Aço mola, aço inoxidável e aço Damasco.